Surf Trip – Costa Rica

Costa Rica é sinônimo de surf e ondas perfeitas.

Surf Trip (2).jpg

Basta colocar os pés em solo Costa Riquenho para entrar no clima pura vida e desejar ser um surfista de primeira.

DSC_0638.JPG

Como eu não pego nem marola, trouxe as dicas do meu namorado, que surfa e muito. 🙂

DSC_0684.JPG

Surf Trip em Costa Rica por Raphael Ambrósio

Eu e Renata passamos 13 dias explorando o litoral do Pacífico numa 4×4.

los-amigos-jaco-surf-location-map.jpg
MAPA DO SURF  (clique para ampliar)  Fonte: losamigosjaco.com

Começamos nossa “surf trip” por Jacó, praia mais próxima do aeroporto. É um ótimo beachbreak, com direitas e esquerdas fortes, mas precisa de um swell acima de um metro pra ficar bom.

full-jaco-beach-waves.jpg
Praia de Jacó   | Fonte: govisitcostarica.com

Se você não der sorte e a onda lá estiver sem potência, a boa é tentar a praia ao lado: Playa Hermosa. Ela costuma ter uma poderosa onda tubular, com direitas e esquerdas num fundo de areia, que funciona melhor em meia maré.

full-surfers-playa-hermosa.JPG
Playa Hermosa | Fonte: govisitcostarica.com

Melhor horário pro surf: Entre 5 e 10 da manhã

Indo para o norte, tem uma praia onde surfei uma das melhores ondas:  Playa Santa Teresa. Peguei um swell de 1,5 m de ondas perfeitas, funcionando melhor na maré seca.

full-relax-under-shade-santa-teresa.jpg
Playa Santa Tereza | Fonte: govisitcostarica.com

Subindo um pouco mais, tem o famoso pico de Playa Negra, uma direita muito tubular em cima de umas pedras. Uma ótima dica nesse pico é sempre entrar pela areia no canto esquerdo e nunca pelas pedras, pois elas são afiadas. Essa onda funciona bem com meia mare.

full-playa-negra-surf.jpg
Playa Negra | Fonte: govisitcostarica.com

Vinte minutos ao norte tem o procurado pico de Avellanas, um fundo de areia com direitas e esquerdas muito perfeitas. Funciona muito bem com meia maré e maré cheia. Com mar pequeno, na maré seca fica quase flat.

full_avellanasSurfer2.jpg

A próxima parada foi a famosa Praia de Tamarindo, mas não tive sorte, peguei o mar quase flat. É super turística e ótima para os iniciantes e praticantes de longboard quando está pequeno.

full-surf-rental.JPG

Seguimos viagem e subimos até a Playa Hermosa (do norte), que fica perto de outro pico famoso por ter uma onda muito perfeita: Roca Bruja. Não fomos a Roca pois já sabia que não tinha onda, e tampouco rolou em Playa Hermosa.

Com o norte inteiro de Costa Rica sem ondas, resolvi me aventurar e cruzar todo o país em busca da segunda esquerda mais longa do mundo (perdendo somente para Chicama no Peru): a famosa esquerda de Pavones.

surf2.jpg

Em direção ao sul do país, fomos diretamente para Playa Manuel Antônio, onde por sorte peguei um final de tarde sem vento e com pequenas ondas muito boas, num pico chamado de “prainha”.

DSC_0580.JPG

DSC_0641.JPG

Nessa mesma noite, resolvemos descer um pouco mais e dormir em Dominical, onde surfei uma ótima onda tubular de 5 às 7 da manhã, quando entrou um vento muito forte, mas deu para sentir o potencial daquela onda.
Eis que finalmente chegamos em Pavones, um dia antes do swell, que mostrou toda sua potência. Passei 3 dias surfando as melhores ondas da vida.

DSC_0674.JPG

Esquerdas de até 1,30 minutos. E, assim como na maioria dos picos da costa rica, ali não seria diferente. Melhor horário era de 5  às 10 da manhã, com a mare enchendo.

DSC_0659.JPG

Pavones tem uma onda muito perfeita e com três sessões muito boas, mas requer muita remada e disposição. Tem um fundo de pedras, porém nada perigoso, por ser um pouco fundo. Uma boa dica é surfar na maré vazando, pois quando você sai da onda a maré te joga novamente no pico.

DSC_0707.JPG

É isso galera! Costa Rica realmente é um paraíso do surf e vale a pena conhecer.

Abraços,

Raphael

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s